Esclarecimentos aos Pais

A Assoc. de pais teve conhecimento do incidente ocorrido no dia de ontem, por volta das 13:20h, no recinto da escola, em virtude de diversos contactos que foram efectuados pelos pais.

Por esse motivo, no dia de hoje ( 5ª feira) teve já oportunidade de se inteirar da situação junto da Coordenação e foi possível constatar que os incidentes efectivamente verificados tiveram a sua origem em boatos e rumores (a existência de armas ) que apenas serviram para precipitar comportamentos que acabaram por causar ansiedade, ângustia e algum medo a algumas crianças, o que se lamenta.
É, no entanto, verdade que a origem dos incidentes esteve relacionada com a provocação efectuada por crianças que estavam no exterior da escola.

No entanto, não pode a Assoc. de Pais deixar de salientar que a situação vivida, ainda que tenha ocorrido de forma isolada, esteja relacionada com a falta de pessoal não docente na escola, tal como já vem sendo defendido desde o início do ano lectivo.

A Assoc. de Pais, por diversas vezes, já solicitou ao Agrupamento de Escolas Júlio Brandão a colocação de mais funcionários na escola, pelo menos durante o período do almoço. Lamentavelmente, até ao presente dia, tal não ocorreu. Por esse motivo, a Assoc. de Pais optou por colocar o assunto à DREN.

Para esse efeito, encontra-se já agendada para o final do presente mês ( e não antes por impossibilidade de agenda do visado) uma reunião na DREN com o Ex.mo Sr. Sub Director Regional com vista a discutir a falta de pessoal não docente na escola.


A Assoc. de Pais.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,

Não tenho conhecimento do ocorrido mas pelo que está relatado no "post" teve alguma gravidade e vem reforçar a necessidade urgente de admissão de funcionários na escola, pelo que apoio qualquer iniciativa que a Associação de Pais tome neste sentido.

Aproveito para relatar uma situação ocorrida hoje e que provavelmente estará relacionada com esse incidente:

Após o almoço o meu filho foi impedido de entrar na escola antes das 13.15h.
Segundo informações recolhidas no local, será uma norma que vai vigorar e que se deve à falta de pessoal para "vigiar" os alunos.

Estranhei a situação por vários motivos:

1º- Não tenho conhecimento de qualquer informação nesse sentido aos encarregados de educação.

2º- Aos alunos que vem do ATL externo (nas carrinhas dos mesmos), foi autorizada a entrada antes dessa hora. Esta situação representa na minha perspectiva uma discriminação injustificada.

3º- E os alunos que almoçam na escola, ficam confinados ao refeitório? Não existem funcionários a vigiá-los?

Agradeço, caso tenham alguma informação sobre este assunto que respondam a este comentário.

Cumprimentos,
David Rodrigues

João Rui Guimarães disse...

Em resposta ao comentário apresentado pelo Sr. David Rodrigues, a Assoc. de Pais informa que na passada semana foi já colocada na nossa escola mais uma funcionária por parte do Agrupamento Júlio Brandão. A referida funcionária, tal como duas outras funcionárias que estão colocadas na nossa escola estão inseridas no protocolo com o Centro de emprego.


No que respeita à questão colocada sobre a entrada dos alunos à hora de almoço, a Assoc. de Pais depois de ter abordado esse assunto com a Coordenação da escola vem informar que todos os alunos poderão entrar na escola a partir das 13:00h, sendo certo que se pede colaboração aos pais no sentido de apenas levarem os alunos o mais próximo possível das 13:30h uma vez que o número de funcionários existentes na escola ainda é insuficiente.

A Assoc. de Pais
João Rui Guimarães

Anónimo disse...

Obrigado pela resposta e pelo esclarecimento.

Penso que com bom senso e empenhamento , de todas as partes, se vai conseguir melhorar o funcionamento da escola.

Cumprimentos,
David Rodrigues